domingo, 27 de abril de 2008

my so called scarf




Este cachecol em ponto encanastrado, foi executado com base num modelo denominado "my so called scarf", com muitas voltas e contra-voltas, que obrigam a um olhar atento e concentrado.


Para este foram utilizados 4 novelos de lã Chandra, da Gedifra, (mas podia ser usada esta, esta, esta ou esta) tricotados com agulhas n.º 8, para dar um acabamento mais suave e maleável, uma vez que o ponto é muito denso.




Para um efeito simétrico do ponto, é necessário montar um número par de malhas e acrescentar uma malha de cada lado para fazer a malha de orla (que só é tricotada de duas em duas carreiras, em ponto de meia, para dar o acabamento de cadeia lateral).


Nesta peça montaram-se 40 malhas.


Nas carreiras do direito trabalham-se duas malhas em ponto de meia (a de orla e a seguinte).




Depois passa-se uma malha, sem trabalhar, da agulha esquerda para a agulha direita como se fosse trabalhada em meia.


Tritoca-te em meia a malha seguinte.


De seguida, com a agulha esquerda, pega-se na malha passada e retira-se da agulha direita por cima da última malha tricotada. Contudo, antes de a deixar cair, tricota-se em meia.




Assim voltamos a ficar com duas malhas na agulha direita.





Repete-se esta sequência até restarem duas malhas na agulha esquerda, que são tricotadas em ponto de meia (sendo que a última é a malha de orla).


As carreiras do avesso são trabalhadas em liga.

Tricota-se em liga duas malhas juntas, mas antes de as deixar cair, tricota-se novamente em liga a primeira das duas malhas (e voltamos a ficar com duas malhas, agora na agulha direita).




Confuso? Parece, mas não há nada como "pensar com as mãos".




quarta-feira, 16 de abril de 2008

Flor extra soft




Ainda a tempo de trabalhar lã, mas fininha e muito macia, sem aquecer as mãos que a trabalham.


Esta flor foi executada com o fio extra soft, nesta cor, com uma aplicação de fio de crochet metalizado e trabalhado com agulha de crochet 2,5 mm.


O trabalho é simples e fica pronto em poucos minutos.


1º volta

Fazer um cordão com 6 malhas e unir em anel com um ponto cego.

Dentro do anel, fazer 1 ponto baixo,* 7 malhas de cordão, 1 ponto cego na 3º malha deste cordão (a contar da agulha) e 4 pontos cegos em cada uma das malhas do cordão; 1 ponto baixo dentro do anel*.

Repetir desde * a * mais 5 vezes para fazer 6 pétalas.

Terminar com 1 ponto cego na primeira malha do início da flor.


2º volta

*Fazer um ponto alto em cada um dos pontos de cordão (o primeiro faz-se com 3 malhas de cordão) num total de 5 pontos altos. Na 2ª argola seguinte do cordão fazer 7 pontos altos (todos no mesmo buraco, para fazer a ponta arredondada da pétala). Fazer um ponto alto em cada um dos 5 pontos cegos seguintes. Terminar a pétala com um ponto alto no ponto baixo de união.*

Repetir de * a * em cada uma das 5 pétalas seguintes.

Unir com um ponto cego na primeira malha da segunda volta.


Aplicação:

Fazer um cordão de 160 malhas e cobri-lo com um ponto cego em cada uma das malhas.

Aplicá-lo com pontos escondidos no centro da flor dobrando-o em pequenos laços.




Pode ser cosido directamente sobre a peça ou aplicado com um alfinete de pregadeira ou então inserido no enfiamento de um colar.


É só usar a imaginação!