quarta-feira, 26 de março de 2008

calorimetry

Inspirado neste modelo, experimentamos o calorimetry com esta .

Traduzido e adaptado a uma cabeça mais pequena, eis a receita:

Material:

1 novelo de Bravo Color 93

1 par de agulhas n.º 4 (estas ou estas)

anel marcador de pontos

1 botão

agulha de lã

Ponto: canelado dois por dois (*duas malhas liga/duas malhas meia* até ao fim)

Esquema:

Montar 120 malhas (montagem simples ou continental)

1ª carreira: trabalhar todas as malhas em ponto de canelado 2/2.

2ª carreira: trabalhar todas as malhas como se apresentam até às duas últimas, que ficam na agulha sem se trabalhar. Mudar de direcção para fazer a 3ª carreira.

3ª carreira: 1 malha passada (sem trabalhar), trabalhar 3 malhas (como se apresentam), colocar um anel marcador; trabalhar as malhas como se apresentam até às duas últimas, que ficam na agulha sem se trabalhar. Mudar de direcção para fazer a 4ª carreira.

4ª carreira: 1 malha passada (sem trabalhar), trabalhar 3 malhas (como se apresentam), colocar um anel marcador; trabalhar as malhas como se apresentam até ao próximo anel marcador. Mudar de direcção para fazer a 5ª carreira.

5ª carreira: remover o anel marcador, 1 malha passada (sem trabalhar), trabalhar 3 malhas (como se apresentam), recolocar o anel marcador, trabalhar as malhas como se apresentam até ao próximo anel marcador. Mudar de direcção para fazer a 6ª carreira.

Repetir a 5ª carreira mais 13 vezes.

19ª carreira: Não remover o anel marcador; 1 malha passada (sem trabalhar), trabalhar as malhas como se apresentam até ao próximo anel marcador. Mudar de direcção para fazer a 20ª carreira (haverá 52 malhas entre anéis e 34 malhas fora de cada um dos anéis)

20ª carreira: 1 malha passada, trabalhar as malhas como se apresentam até ao próximo anel marcador; remover o anel, trabalhar 4 malhas, recolocar o anel; mudar a direcção do trabalho para a 21ª carreira.

Repetir a 20ª carreira mais 15 vezes (até ficarem 2 malhas fora de cada anel marcador).

36ª carreira: 1 malha passada (sem trabalhar); trabalhar as malhas como se apresentam até ao próximo anel, que é agora removido para trabalhar as duas últimas malhas.

37ª carreira: trabalhar mais uma carreira removendo no final o último anel.

Rematar todas as malhas.

Aplicar um botão numa das pontas, que será abotoado num dos buracos formados pelas carreiras curtas.

Aspecto final:

Abotoado:

Pormenor do botão.

Sugestão: Pode-se usar uma botão bordado como este, com fio do mesmo novelo ou em cor contrastante, dando um acabamento mais criativo.

Agora é só dar às agulhas...


2 comentários:

Celina disse...

Acabo de descobrir a loja e o blogue. ADOREI! Parabéns pelo conceito, uma retrosaria portuguesa on-line, prática e organizada, com uma variedade fabulosa de artigos!!
Adorei tudo, e sobretudo os tecidos, os fios e os livros (finalmente os livros da Marie Claire Idées ao alcance de um clique e a um preço acessível!)
Mais uma vez parabéns. E obrigada. Vou continuar a visitar-vos e recomendar-vos no meu blogue.

Bem hajam!

Anónimo disse...

Parabéns pelo seu trabalho ja fazia algum tempo que eu tentava fazer esta faixa mas achava as explicações muito difíceis ,mas no seu blog consegui fazer facinho beijos e parabéns pela criatividade.
Tatiana