domingo, 25 de maio de 2008

mini-meia



Um modelo mini mini, para fazer uma mini-meia.
É útil para aprender, antes de arriscar outras medidas para outros pés.

Se se fizer o par, também serve para brincar.



Aqui está a tradução, feita com este fio e estas agulhas:

Monte 24 pontos numa única agulha.

Distribua-os depois por 3 agulhas. Junte para tricotar, com cuidado para não torcer.

Trabalhe 6 carreiras em ponto de elástico (uma meia/uma liga)

Trabalhe mais 6 carreiras em ponto de meia (este é o lado direito)

Calcanhar:

Passe as primeiras 12 malhas para uma das agulhas.

O trabalho agora será executado nas outras 12 malhas.

Tricote em meia as 12 malhas do calcanhar (meia do direito e liga do avesso), passando sempre sem trabalhar a primeira malha de cada carreia, num total de 8 carreiras.

A próxima carreira apresenta-se pelo direito.

Dobra do calcanhar:

Tricote em meia 8 malhas, passe a seguinte como para meia, sem trabalhar, tricote a posterior em meia e passe a malha não trabalhada por cima desta (diminuiu assim uma malha).

Mude de direcção (ficam na agulha direita duas malhas sem trabalhar)

1. Passe um malha sem trabalhar e trabalhe 4 malhas em liga. Tricote as duas malhar seguintes em liga e mude novamente a direcção do trabalho.

2. Passe a primeira como para meia sem trabalhar; tricote as 4 malhas seguintes em meia, passe a malha seguinte como para meia, trabalhe em meia a malha posterior e passe a malha não trabalhada por cima desta.

Repita os passos 1 e 2 até trabalhar todas as malhas. Ficará com 6 malhas e a próxima carreira apresenta-se no lado direito.

Início do pé:

Tricote em meia as malhas do calcanhar. Com outra agulha, apanhe 6 malhas ao longo de um dos lados do calcanhar, usando as argolas criadas pelas malhas passadas sem trabalhar.

Com outra agulha, tricote as 12 malhas separadas inicialmente.

Com ainda outra agulha, apanhe 6 malhas ao longo do outro lado do calcanhar, utilizando novamente as argolas criadas pelas malhas passadas no início de cada carreira.

Com a mesma agulha, tricote mais 3 malhas do calcanhar.

O início das voltas circulares que formarão o pé faz-se no centro do calcanhar.

Passe as últimas 3 malhas do calcanhar para a primeira agulha e assim terá 9 malhas na agulha 1, 12 malhas na agulha 2 e 9 malhas na agulha 3.

Tricote uma carreira inteira, pegando no fio de trás das malhas que foram apanhadas no calcanhar.

Diminuição do pé:

Agulha 1: Tricote em meia 6 malhas, tricote em meia duas malhas juntas, tricote em meia uma malha.

Agulha 2: Tricote em meia as 12 malhas.

Agulha 3: Tricote uma malha em meia, passe em meia uma malha sem trabalhar, passe outra malha em meia sem trabalhar, insira a agulha esquerda nas malhas passadas (da esquerda para a direita) e tricote-as em meia usando a agulha direita (puxa uma laçada através das duas malhas). Tricote em meia até ao final da carreira.

Tricote em meia mais uma carreira.

Alterne uma carreira de diminuição e uma carreira toda tricotada em meia até ficar com 6 malhas em cada uma das agulhas 1 e 2. Ficará com 24 malhas na totalidade.

Trabalhe 6 carreiras em meia.

Diminuição para o remate:

Agulha 1: Tricote em meia 3 malhas, tricote juntas as duas malhas seguintes e tricote em meia a última malha dessa agulha.

Agulha 2: Tricote uma malha em meia; passe em meia uma malha sem trabalhar, passe outra malha em meia sem trabalhar, insira a agulha esquerda nas malhas passadas (da esquerda para a direita) e tricote-as em meia usando a agulha direita. Tricote em meia até às últimas 3 malhas; tricote juntas duas malhas em meia e tricote em meia a malha seguinte.

Agulha 3: Tricote uma malha em meia; passe em meia uma malha sem trabalhar, passe outra malha em meia sem trabalhar, insira a agulha esquerda nas malhas passadas (da esquerda para a direita) e tricote-as em meia usando a agulha direita. Tricote em meia as restantes malhas.

Tricote em meia uma volta inteira.

Alterne uma carreira de diminuições com uma carreira tricotada integralmente até restarem 8 malhas.

Deixe uma ponta de fio de cerca de 15 cm e corte-o. Insira o fio pelas malhas que restaram para e puxe-o para o avesso da meia.

Remate as pontas e está terminada!

Também pode usar este mini modelo como porta-chaves, ou outra decoração, bastando crochetar uma pequena corrente, criando uma argola.

3 comentários:

De Berê disse...

Oi menina,tem mimo pra vc no meu blog,passa la e pega.Bjo grande no coração.
OBS.Mais tarde volto aqui pra ver melhor seu cantinho.

Cloé disse...

Obrigado pela precdiosa ajuda com o ponto do my so called scarf . É dificil ,mas tentarei ! Gostei muito de conhecer o teu blog .Abraços

Cloé disse...

Obrigado pela precdiosa ajuda com o ponto do my so called scarf . É dificil ,mas tentarei ! Gostei muito de conhecer o teu blog .Abraços