quarta-feira, 27 de agosto de 2008

Bolsa com fecho reversível


De volta aos tecidos, sugerimos agora uma bolsa com fecho, de fácil execução, com a particularidade de ser reversível.


Materiais:


2 peças de tecido de padrões diferentes de 70cm x 45 cm (usamos este e este)



Execução:


Divida um dos tecidos ao meio e borde, de um dos lados, pequenas missangas ou lantejoulas para dar brilho.


Depois, dobre ambos os tecidos no sentido do comprimento e cosa, de cada um dos lados, uma costura a direito, deixando uma margem de cerca de 1 cm.


As costuras não deverão, no entanto, atingir a altura total da peça dobrada, devendo deixar-se, em ambos os lados, cerca de 3 cm, que servirá para fazer a orla da alça.

Terá também que se deixar, apenas num dos lados de um dos tecidos, uma abertura de 5 cm, que será usada depois para voltar o trabalho do direito.


Depois de cosidos cada um dos tecidos, formando assim duas bolsas, coloca-se uma delas, com a face direita voltada para fora, dentro da outra bolsa, com a face direita voltada para dentro.


Neste momento, a bolsa já está quase terminada.

Deverá então unir as margens superiores de uma das bolsas, às margens superiores da outra bolsa, fazendo uma pequena dobra do tecido lateral (os 3 cm que não foram unidos anteriormente) para dentro, de forma a deixar as pontas bem rematadas (esta dobra pode ser costurada antes deste passo).

Depois de cosidas ambas as margens, terá agora uma única bolsa, que terá que voltar para o lado do direito, usando a pequena abertura de 5 cm que foi deixada para o efeito.

Já no lado direito, una com pequenos pontos à mão a mesma abertura, concluindo assim todos os trabalhos de costura da bolsa.


Agora, é só desenroscar as barras do fecho, introduzi-las no pequeno canal que foi deixado aberto no topo da bolsa, e voltar a enroscar do lado oposto do fecho.


Em menos de uma hora, tem "duas bolsas" novas para combinar com a toilette.


Ao trabalho!

3 comentários:

APO (Bem-Trapilho) disse...

linda a bolsa!

Sandra Regina disse...

Está bem Bonito.
Muito Legal mesmo.
Quando passei aki já tinha gostado e acabei voltando.
Está de Parabéns
Sandra.

http://sannycroch.blogspot.com .

Flor de Côr disse...

Olá, vi hoje na televisão o endereço e cá estou eu. Gostei muito do seu trabalho, os meus parabéns. Convido a visitar o meu blog http://florcor.blogspot.com, onde pode ver também o meu trabalho. Felicidades, Flor Gomes